Buritama Celebra com Orgulho 75 Anos de Emancipação Político-Administrativa e 106 Anos de Fundação.

por Felipe publicado 24/08/2023 00h00, última modificação 28/08/2023 13h19
Parabéns, Buritama, por 75 anos de Emancipação Político Administrativa e 106 anos de Fundação! Que o espírito vibrante e a determinação de seus cidadãos continuem a iluminar o caminho para um futuro ainda mais promissor.

      Em meio a um cenário repleto de história e superação, a querida cidade de Buritama está em festa! Comemorando 75 anos de Emancipação Político-Administrativa e marcando o incrível marco de 106 anos desde sua fundação, os cidadãos e amigos da cidade têm todos os motivos para celebrar com alegria e orgulho.

      A jornada de Buritama remonta a 1917, quando algumas famílias pioneiras, como Teixeira, Pereira, Santos e Goulart, deram os primeiros passos para a formação do que viria a ser o primeiro povoado conhecido como Palmeiras. Em 1919, o nome evoluiu para Buriti, em homenagem à palmeira que pontilhava a paisagem. Porém, foi em 1927 que o nome definitivo de Buritama, significando "terra dos buritis", foi adotado, refletindo a rica herança natural da região. A cidade, que inicialmente era um distrito de Monte Aprazível, trilhou um caminho de perseverança e determinação até finalmente alcançar sua Emancipação Político-Administrativa em 24 de agosto de 1948. Desde então, Buritama tem sido um exemplo de crescimento sustentável, diversificação econômica e união comunitária. Com uma posição geográfica privilegiada às margens do majestoso Rio Tietê, Buritama revela uma vocação natural para o turismo, e essa vocação tem sido incansavelmente desenvolvida. Desde o início, quando a comunidade naturalmente se uniu na beira do rio, até os dias atuais, a cidade testemunhou a transformação do turismo em uma força significativa em sua economia.

      Hoje, Buritama está seguindo a trajetória correta para se tornar uma estância turístico de renome, com o uso dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), uma prova tangível do compromisso da cidade em prosperar enquanto protege seu patrimônio natural. Com o lema "BURITAMA, QUEM CONHECE AMA", a cidade não apenas reconhece a riqueza que possui, mas também se dedica a preservar e compartilhar esses tesouros com o mundo. Buritama tem praias de uso público, loteamentos e empreendimentos públicos e privados que atraem turistas de toda a região. As águas calmas do Rio Tietê e os reservatórios Nova Avanhandava e Três Irmãos abraçam Buritama, transformando-a em um paraíso aquático para visitantes e moradores.

      Um dos destaques é o Parque Turístico João Simão Garcia, conhecido como Prainha de Buritama. Com sua vasta extensão de 2 km de praia de água doce, quiosques, área de camping, restaurante, campo de futebol e quadras de vôlei de areia, é uma atração que cativa todos que a visitam. Não muito distante, o Iate Clube oferece 13 piscinas com tobogãs, área verde e muitas opções de entretenimento. O Náutico Clube, às margens da Represa Santa Barbara, é um refúgio para amantes de esportes aquáticos. Além disso, o Barco Odisseia, com capacidade para 500 pessoas, navega pelo Rio Tietê, trazendo festas e passeios regulares. Os atrativos culturais também brilham em Buritama, com espaços preservados, artesanato vibrante e eventos culturais que alimentam a alma. Festas populares como o Rodeio, Juninão, Carnaval e Festa do Milho dão vida à cidade, culminando na Festa do Peão, um evento de destaque que atrai visitantes de todo o Brasil.

      Com dois hotéis e várias opções de hospedagem, bem como uma gama diversificada de opções culinárias, Buritama está pronta para receber aqueles que buscam vivenciar sua beleza, cultura e hospitalidade. Seu desenvolvimento econômico e crescimento turístico vão de mãos dadas, contribuindo para uma qualidade de vida cada vez melhor para sua comunidade.

      Enquanto celebramos os 75 anos de Emancipação Político-Administrativa e 106 anos de fundação, olhamos para o futuro com esperança e gratidão. Buritama não é apenas uma cidade; é um lar que se orgulha de suas raízes e olha com entusiasmo para os horizontes que se desenrolam.

 

      MENSAGEM DA CÂMARA MUNICIPAL DE BURITAMA:

      Em nome de todos os servidores e vereadores da Câmara Municipal de Buritama/SP, é com imensa alegria e orgulho que celebramos este momento tão especial: os 75 anos de Emancipação Político Administrativa e os 106 anos de fundação de nossa amada cidade de Buritama.

      Nossa cidade, com seu nome que evoca a beleza das palmeiras e a riqueza de sua história, traz consigo um encanto que é impossível não se apaixonar. Com o slogan "BURITAMA, QUEM CONHECE AMA", expressamos o sentimento de todos nós que temos a honra de viver, trabalhar e contribuir para o progresso desta terra incrível.

      Desde aquelas primeiras famílias que chegaram à região em 1917, até os dias atuais, Buritama tem sido um lar para pessoas trabalhadoras e resilientes. Seu nome, originado do tupi e que significa "terra dos buritis", é um reflexo da riqueza natural e cultural que permeia cada canto de nossa cidade.

Ao longo dos anos, enfrentamos desafios, celebramos conquistas e construímos laços de amizade que tornam nossa comunidade única e vibrante. A Prainha Municipal de Buritama, um verdadeiro tesouro entre nossos recursos, brilha como um exemplo da dedicação que temos em proporcionar momentos de lazer e diversão aos nossos cidadãos. Dos torneios de jet-ski aos campeonatos de vôlei de praia e torneios de pesca, essas atividades ressaltam o espírito de união que caracteriza Buritama.

      Neste aniversário especial, reafirmamos nosso compromisso em continuar construindo um futuro brilhante para nossa cidade. Valorizamos nossa história, nossas tradições e olhamos com entusiasmo para as oportunidades que estão à nossa frente.

      Feliz aniversário, Buritama querida! Que cada dia seja uma celebração do amor e dedicação que todos nós sentimos por este lugar extraordinário. Com o slogan "BURITAMA, QUEM CONHECE AMA", reafirmamos nosso carinho e gratidão por fazer parte dessa jornada inesquecível.

      Com grande valor e estima,

CÂMARA MUNICIPAL DE BURITAMA/SP


Adriano Carlo de Carvalho
Presidente da Câmara Municipal de Buritama

registrado em: