1º Encontro Municipal de Enfrentamento A Violência Contra a Mulher, em prol ao Agosto Lilás.

por Felipe publicado 01/09/2023 08h55, última modificação 01/09/2023 09h01
Departamento Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, promove 1º Encontro Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher no plenário da Câmara Municipal de Buritama discute direitos e conscientização em prol do Agosto Lilás.

No dia 31 de agosto de 2023, às 08h00, o Departamento Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Buritama realizou o 1º Encontro Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. O evento reuniu autoridades, especialistas e membros da comunidade para debater questões cruciais relacionadas aos direitos e à conscientização sobre a violência dirigida às mulheres.

O evento, realizado no plenário da Câmara Municipal, ocorreu em apoio ao movimento Agosto Lilás, que busca chamar a atenção para a importância da luta contra a violência de gênero. Durante a palestra, diversos temas fundamentais foram abordados, incluindo:

Contextualização histórica dos direitos da mulher no Brasil: O encontro começou com uma análise histórica dos avanços e desafios enfrentados pelas mulheres ao longo do tempo no Brasil, destacando a evolução dos direitos e as conquistas alcançadas. Foi ressaltada a importância de reconhecer a história das mulheres como parte fundamental do patrimônio cultural do país.

Conscientização da violência contra a mulher: Os participantes foram sensibilizados sobre a magnitude do problema da violência de gênero, evidenciando a necessidade de conscientização e educação contínua para combater essa realidade. Foram compartilhados dados alarmantes sobre a prevalência da violência contra a mulher, ressaltando a importância de todos estarem atentos e agirem para prevenir e denunciar casos.

Quais são os tipos de violência e como identificá-los: Uma discussão detalhada foi realizada para esclarecer os diferentes tipos de violência que as mulheres podem sofrer e como identificá-los, incluindo aspectos psicológicos, físicos e econômicos. Os participantes foram instruídos sobre sinais de abuso e a importância de oferecer apoio às vítimas.

Os direitos da mulher: A palestra destacou os direitos fundamentais das mulheres, enfatizando a igualdade de gênero e o acesso a oportunidades iguais em todos os aspectos da vida. Foram mencionadas conquistas importantes, como o direito ao voto e a participação ativa das mulheres em diversas esferas da sociedade.

Lei 11.340/2006 "Lei Maria da Penha": Os participantes foram informados sobre a importância da Lei Maria da Penha como um instrumento crucial na proteção das mulheres contra a violência doméstica e como denunciar casos de abuso. Foram ressaltadas as medidas de proteção previstas na lei e como as instituições estão trabalhando para garantir sua aplicação efetiva.

Os canais de denúncia da violência contra a mulher: O encontro também orientou sobre os canais disponíveis para denunciar casos de violência contra a mulher, enfatizando a importância de denunciar e buscar ajuda quando necessário. Foram disponibilizadas informações sobre linhas telefônicas, órgãos de apoio e serviços de acolhimento às vítimas.

O evento foi marcado pelo compromisso de todos os presentes em combater a violência de gênero e promover a igualdade. O Departamento Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Buritama demonstrou seu comprometimento contínuo em apoiar as mulheres da comunidade e garantir um ambiente seguro e inclusivo para todas.

ACESSE A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO, CLICANDO AQUI.